Nova mostra do Acervo IAED: um pouco sobre o artista Tomoshige Kusuno

A nova mostra do Acervo IAED apresenta obras das modalidades escultura, gravura, instalação e desenho. O destaque de hoje é para o artista Tomoshige Kusuno. Abaixo seguem algumas informações sobre o artista retiradas do Arquivo Histórico IAED, e em seguida algumas imagens de suas obras expostas:

“Desde que chegou ao Brasil em 1960,  Tomoshige Kusuno firmou-se como presença marcante em nossa produção de artes plásticas. Inquieto e inovador, ligado à vanguarda mas também à tradição, talvez tenha confundido alguns críticos e apreciadores de arte pelo modo como evoluiu em sua trajetória. Principalmente pelo gradativo abandono da fascinação do estético em favor da densidade, do conteúdo filosófico da obra e da coerência de um projeto que não é apenas de pesquisa formal, mas de revelação do mundo e descoberta de estruturas ausentes.”

“Em Tomoshige reencontramos, claramente demarcado, esse movimento na direção de uma estética desencarnada, ou seja, reduzida apenas aos meios do próprio pintor, abdicando de qualquer significado exterior à obra. Nas suas serigrafias, havia uma figuração onírica, algo como paisagens fantásticas, mas o importante já eram as relações, o puro jogo das cores e formas. Abandonando esse trabalho, o artista escolheu um novo meio, que corresponde a simplicidade máxima, a desencarnação da pintura: o trabalho com o grafite, ou seja, com o lápis, o meio mais rudimentar. E nao sobre o papel, mas sobre a tela: com isso, explorando também todos os aspectos da textura, numa espécie de microcosmo da pintura, e escolhendo o meio mais árduo, onde a resistência do suporte vai produzindo o resultado.”

P1030709P1030745 (1)

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>