Nova mostra do Acervo IAED: um pouco sobre o artista João Rossi

A nova mostra do Acervo IAED apresenta obras das modalidades escultura, gravura, instalação e desenho. O destaque de hoje é para o artista João Rossi. Abaixo seguem algumas informações sobre o artista retiradas do Arquivo Histórico IAED, e em seguida algumas imagens de suas obras expostas:

“Rossi soube aprender a beleza dura dos prédios e das ruas, a sombra dos arranha-céus e o resplendor das grandes vias de comunicação, descobrindo a sua luz especial e a sua melancolia contemporânea. Com o seu talento de pesquisador, pode sempre encontrar a técnica adequada. Em certas fases adaptou de modo surpreendente antigas técnicas pouco conhecidas da pintura da renascença, noutras, criou técnicas pessoais avançadas, como nas suas paisagens em planos múltiplos…”

Mario Schenberg

“Fazendo a síntese dos dois polos temáticos – o homem e a cidade – Rossi passou `a realização de uma magnífica abordagem desse repertório em gravuras, aquarelas e óleos, com a utilização de técnicas mistas que denotam um conhecimento de técnica exemplar e uma aguda sensibilidade.”

Trecho de critica – A obra vigorosa de Rossi – 1982 – Enock Sacramento

“…Estas composições, provavelmente, objetivam uma temática preferida por João: seguir a arquitetura dos arranha-céus reproduzida em pinturas impressionisticamente apuradas, as vezes pousadas por transeuntes, de improviso aparecendo a semelhança de sua India, alusão…origem da terra danificada pelo progresso. Isto em pintura, na escultura, ou melhor, no objeto a abstração.”

Trecho do texto “Lembrancas do atelier labirintico de Rossi” – 1983-Pietro Maria Bardi

 

 

 

P1030754

 

P1030752P1030741

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>